Mago - A Ascenção
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forças

Ir para baixo

Forças Empty Forças

Mensagem por Merlin Qui Jul 09, 2015 6:09 am

Forças


Especializações: Movimento, Elementos Primordiais (Fogo, eletricidade, radiação, Frio, etc.), Física, tecnologia, Clima.

No universo físico, a ciência indica a existência de dois estados distintos: matéria e energia. A teoria hermética propõe níveis diferentes para os estados energéticos, variando do fogo ao gelo. As religiões primitivas separam as forças e elementos naturais em papéis poderosos, às vezes divinos. Através das Forças, o universo manifesta suas energias impessoais. Porém, elas seguem regras e o mago que domine a Esfera pode comandar os elementos através da mecânica quântica, equipamentos eletrônicos, danças místicas e cânticos para os patronos dos arquétipos primitivos.

Os elementos naturais se manifestam através de Padrões energéticos, constructos de Quintessência em movimento. Cada energia tem propriedades únicas, mas todas partilham uma característica em comum, pois são compostas de Primórdio envolto num padrão. Manipulando esse Padrão, o operador é capaz de transformar energias, eliminar elementos, aumentar ou diminuir sua potencia ou criar e dispersar energias a partir do nada. Cada estilo mágico conta com métodos diferentes de manusear as Forças. A ciência considera que determinadas energias são a ausência de outras, enquanto as Tradições místicas as definem como positivas e negativas – calor e frio, luz e trevas, movimento e inércia – antagônicas mas independentes. A despeito disso, a compreensão das Forças permite que o Desperto manipule todas elas.

Para os magos que apreciam demonstrações de poder flamejante e destrutivo, a Esfera fornece o controle das energias mágicas mais vibrantes. O trovão cintila nas mãos do mago das Forças e as chamas dançam ao seu comando. Naturalmente, essas apresentações pirotécnicas são vulgares, mas o mundo está envolto em energia e o operador da vontade pode manipulá-las tão facilmente quanto criá-las. Os Aprendizes e Discípulos estão aptos a perceber ataques de Forças e se defender de todos os tipos de golpes, enquanto os Mestres são capazes de tempestades lendárias, chuvas de fogo e muros de trevas. O poder incontrolável da Quintessência permite aos Padrões de Forças serem liberados de modo mais destrutivo que qualquer outra Esfera. O estudo desses Efeitos não é particularmente óbvio. Combinadas a outras Esferas Elementares, as Forças garantem o controle absoluto do mundo material para o Desperto. Ao lado das Esferas efêmeras, é possível influenciar o próprio conceito de Forças, sua libertação, transmissão e capacidades espirituais. Essa Esfera não é sutil e seus resultados podem ser devastadores e de larga escala.

Os magos que estudam Forças tendem a emanar uma aura de poder energético; uma quase imperceptível onda de calor, um brilho eletrificado nos olhos ou a movimentação de sombras. Como os próprios Efeitos de Forças, essas manifestações são mais claras que os resultados de outros tipos de mágika. A manifestação específica depende da especialidade do operador. Uma mágico habilitado em energia cinética pareceria estar flutuando enquanto um mago das sombras estaria constantemente envolto numa penumbra. Uma vez que isso é perceptível e propenso ao Paradoxo, a maioria dos magos respeita e teme esses Despertos. As Forças são agitadas e destrutivas e grande parte de seus operadores não as utiliza com sutileza o de forma variada.
Merlin
Merlin
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 18/06/2015

https://mago-a-ascencao.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Empty Re: Forças

Mensagem por Merlin Dom maio 22, 2016 3:41 pm

Níveis

• Perceber Forças
Um mago precisa compreender o que deseja controlar e o Aprendiz das Forças descobre como sentir os diferentes Padrões da Esfera, ler suas intensidades e distinguir as diversas variantes dos elementos. Ele é capaz de sentir Forças positivas e negativas, observá-las interagir, ver sua orientação e destino. Ele pode determinar a intensidade de uma fonte luminosa tão facilmente quanto a presença de ondas de rádio ou radiação.

Combinadas às outras Esferas Elementares (Padrão), essa capacidade permite que o mago observe como os Padrões interagem com (ou criam) as Forças. Ao lado das Esferas efêmeras, pode-se enxergar a Quintessência fluindo para formar os elementos, examinar os arquétipos espirituais das Forças, determinar suas origens ou definir seu destino.

•• Controlar Forças Menores
A energia sempre pode ser desviada e o Discípulo das Forças pode influenciar sua direção e intensidade. O mago consegue afetar vários Padrões facilmente, alterar sua direção, mudar suas qualidades e controlar sua dispersão. Ele ainda não é capaz de criar energias do nada ou transformar um tipo de força em outro, mas pode manipular a interação delas com o resto do mundo.

Ao desviar energias, ele pode direcionar a força cinética de um objeto, alterando seu curso. As chamas tremulariam para formar imagens, atingir ou evitar certas áreas. Ele é capaz de alongar as sombras ou dobrar a luz para que as imagens atinjam destinos diferentes, redirecionar a passagem da eletricidade ou obrigar a radiação a evitá-lo. Desse modo, pode tornar-se invisível, fazer o som se propagar em pontos distintos de sua origem ou proteger determinadas áreas da interação com as forças.

Um mago só consegue afetar Padrões individuais nesse nível, numa escala suportada por seu poder. Assim, o operador pode tornar uma única pessoa invisível, mas não pode sumir com um prédio inteiro. Ele está apto a formar imagens com as chamas, mas não pode controlar um incêndio florestal. Direcionar energias é muito mais fácil que controlá-las com precisão, mas enquanto o mago puder influenciar racionalmente uma força menor, controlará totalmente sua direção e foco sem muito esforço.

Combinando o controle de Forças Menores com outras Esferas Padrão, o Desperto pode conferir propriedades atrativas ou repulsivas a objetos, tornar um objeto ou caminho mais suscetível à energia ou resguardar partes de um indivíduo da interação com forças específicas. Com as Esferas efêmeras, ele pode congelar uma força num local enquanto sua energia se dispersa, obrigar energias a afetar locais distantes de sua posição atual ou redirecionar poderes espirituais.

••• Transmutar Forças Menores
Finalmente apto a empunhar e distorcer Padrões de forças, o mago é capaz de converter energias, alterar radicalmente sua intensidade ou criar elementos do nada (ou extingui-los). Embora continue sendo capaz de influenciar apenas Padrões individuais, consegue fazer os elementos cumprirem sua vontade. Ele pode infundir movimentos num objeto, acender uma chama fria ou fazer as sombras explodirem em lampejos de luz. Ele pode usar esse poder para voar, lançar raios elétricos, causar curtos-circuitos em aparelhos eletrônicos e realizar efeitos dramáticos similares. O operador não pode criar elementos do nada sem o uso da Quintessência, mas consegue transformar energias menores a seu bel prazer.

Em conjunto com outras mágicas Padrão, o Desperto pode converter energia em objetos ou criaturas e dispersar um material como energia pura. Ele pode assumir controle telecinético sobre objetos e seres vivos ou fazer seus ataques atravessarem material e criatura sem feri-los, até extinguir seu alvo. Similarmente, com as Esferas efêmeras, ele é capaz de transmutar uma idéia pura num constructo elementar, arruinar locais distantes ou engendrar ataques especiais acionados por eventos ou períodos de tempo específicos.

•••• Controlar Forças Maiores
O Iniciado nas Forças pode ampliar seu conhecimento para abranger grupos inteiros de energia e Padrões que excedam sua escala. Com esforço suficiente. Ele é capaz de direcionar energias imensas, causar desastres sobre áreas enormes ou proteger grupos inteiros de elementos externos. Tudo que era possível com o Controle de Forças Menores agora pode ser executado em escala maior, pois o mago é capaz de concentrar muitas energias num ponto ou dispersar elementos poderosos numa área ampla. O Iniciado ainda não consegue transmutar forças em larga escala – exceto aos poucos – mas pode desviar as energias maiores para ganhar tempo e afetá-las depois. Esses Efeitos maciços geralmente são vulgares, mas de vez em quando não restam escolhas e você precisa usar as armas grandes.
Somada às outras Esferas, essa compreensão permite ao operador executar várias proezas disponíveis com Forças Menores em larga escala. Ele pode isolar prédios inteiros ou grandes áreas florestais do fogo e eletricidade, separar a luz em várias salas, eliminar todo o som de uma enorme caverna ou tornar uma Capela invisível. Ele pode gerar proteção contra as tempestades do mundo espiritual e redirecionar energias extremas para outros lugares ou épocas.

••••• Transmutar Forças Maiores
Não se deve brincar com um Mestre das Forças. Pelo emprego da vontade, ele é capaz de criar energias em escalas inacreditáveis, gerando Efeitos que incluem tempestades de fogo, cargas absurdas de eletricidade, sombras que cobrem bairros inteiros e tufões no meio de dias calmos. Ele também pode dispersar essas energias, eliminando incêndios florestais ou iluminando áreas noturnas imensas, transmutando as sombras em luz. Ainda que conjurar ou banir essas Forças do nada exijam Quintessência, com esse conhecimento o mago é capaz de transformar qualquer elemento presente de acordo com seus objetivos. Embora incrivelmente Paradoxal, o Mestre conseguiria libertar energias em escalas absurdas, capazes de arruinar cidades inteiras. Os feiticeiros mistikos comandam a mão da natureza, cavalgam os ventos e dilaceram luz e trevas em momentos de inspiração. Os Tecnocratas usam as Forças em campos de concentração, garrafas térmicas e o poder atômico.

Quando um Mestre combina seu poder com outros Efeitos, a carnificina é incomensurável. Ele pode gerar um Efeito em locais distantes ou forjá-lo de forma a explodir numa hora pré-determinada. Ele é capaz de criar energia do nada usando Primórdio ou elaborar ataques que atinjam apenas vítimas específicas ou alguns infelizes. Esses magos são o terror de seus inimigos, pois seus poderes conseguem eliminar cabalas inteiras. Poucos Mestres das Forças sobrevivem muito tempo.
Merlin
Merlin
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 18/06/2015

https://mago-a-ascencao.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Empty Re: Forças

Mensagem por Merlin Dom maio 22, 2016 3:42 pm

Efeitos de Forças
• Visão Sombria — Na ausência de luz visível, o mago pode alterar suas percepções para cima ou para baixo no espectro da radiação eletromagnética. Isto permite que ele veja luzes infravermelhas ou ultravioletas, ondas de rádio, raios X, etc. Ele não será capaz de distinguir cores, mas poderá captar outros fatores interessantes a partir dos outros espectros — raios X permitiriam que ele visse a estrutura subjacente de um objeto, e ele poderia ver no escuro usando o infravermelho.

• Quantificar Energia — Invocando este Efeito, um mago pode sentir o tipo e a quantidade de energia sendo utilizada ao seu redor. Ele pode traduzir facilmente as suas percepções em unidades de medida exatas, como volts, amperes, tesla, gauss, etc. Note que isto inclui energias cinéticas, o que permite que um mago determine a velocidade de um objeto em relação a ele se souber a sua massa.

• • Descarregar Estática — O mago pode fazer com que a eletricidade estática no ar descarregue-se espontaneamente em uma área localizada. Se o Efeito visa uma vítima, ela sofrerá um Nível de Vitalidade de dano por sucesso obtido (ele pode tentar absorver o dano; o + l usual não é aplicado). Se um alvo vivo sofrer mais Níveis de Vitalidade do que seu nível em Vigor, ele estará atordoado (incapaz de agir) por um número de rodadas igual à diferença. Este Efeito é mais fácil de ser realizado quando o ar está seco (baixa umidade) ou quando o mago está próximo de maquinarias elétricas poderosas. Alguns Irmãos de Akasha usam um Efeito parecido para se tornarem reservatórios vivos de eletricidade estática, que eles descarregam ao golpearem seus oponentes.

• • Devastação do Sistema — Usando este Efeito, o mago pode tocar qualquer maquinário elétrico ou sistema de distribuição de energia e virtualmente destruí-lo alterando a corrente que entra no sistema em picos de energia elétrica. Muitos sistemas avançados são protegidos contra impulsos repentinos de corrente. Isto pode minimizar o dano infligido pelo mago, mas virtualmente qualquer sistema pode ser desligado, isso se não for danificado.

Os Adeptos da Virtualidade usam um Efeito semelhante para controlar maquinário elétrico. Seu controle é, na melhor das hipóteses, rudimentar, e o mago também precisa ter um conhecimento consistente sobre o maquinário (obtido através das Habilidades Tecnologia, Computador, ou Ciências).

• • Andar Sobre a Água — Controlando a coesão molecular na superfície de um líquido (normalmente água), um mago pode tornar a superfície sólida o suficiente para que se possa andar sobre ela. Dependendo do número de sucessos que o personagem obtiver, outras pessoas poderão acompanhá-lo.

• • • Controle Telecinético — O artífice da vontade pode controlar telecineticamente o movimento de um objeto, desde que ele já esteja em movimento. Não se pode fazer com que o objeto se mova mais rápido do que a sua velocidade original, embora um mago possa desacelerá-lo ou pará-lo transferindo a energia cinética para o ar ao seu redor. Esta limitação da velocidade resulta da inabilidade do mago em criar mais energia cinética para ceder ao objeto. No entanto, o Iniciado pode redirecionar o fluxo da energia cinética para mudar a direção de um objeto; balas podem reverter-se para acertar o atirador, enquanto carros em movimento podem ser movimentados para o lado ao invés de para frente.
Quanto mais sucessos o operador obtiver, mais energia cinética ele poderá comandar: quatro sucessos lhe concederiam o controle sobre uma bala disparada ou sobre um homem correndo, cinco sobre um carro em movimento, etc. E muito difícil manter o controle sobre uma criatura viva, uma vez que ela pode simplesmente parar de se mover. Uma jogada de Raciocínio é necessária para movimentos telecinéticos muito delicados, como costurar com uma agulha. Membros da Irmandade de Akasha usam poderes telecinéticos para obterem habilidades de salto extraordinárias quando realizando o Dó. Dizem que alguns Verbena realmente produzem Talismãs telecinéticos em forma de vassouras, mas isto pode ser apenas um estereótipo.

• • • Convocar Relâmpago — Se uma trovoada (ou outra descarga elétrica) estiver próxima, um místiko pode direcionar um relâmpago do céu para que ele acerte qualquer alvo visível nas proximidades. A vítima pode absorver o dano normalmente. Seres vivos também podem ser atordoados como descrito em Descarregar Estática.

• • • • Abraçando a Mãe Terra — Os Oradores dos Sonhos acreditam que podem sublevar a Mãe Terra por momentos breves, em surtos de vigilância. Tocando seus tambores intensa e ruidosamente, eles podem convocar Gaia para abraçar os alvos escolhidos. O Efeito faz com que a gravidade se concentre ao redor da área ou do alvo escolhido.
Cada sucesso na jogada do Efeito permite que o mago crie um campo gravitacional com um força de um "g" (onde um "g" é uma força equivalente àquela exercida pela gravidade terrestre). Portanto, com quatro sucessos, o mago poderia criar um campo gravitacional com intensidade de quatro g's (no qual um garoto de 45 quilos pesaria 180 quilos). Cinco sucessos permitem cinco g's, seis sucessos permitem seis g's, etc.

Via de regra, um personagem mal conseguiria se manter de pé sob uma força-g igual ao seu Atributo Força, e ainda poderia respirar quando submetido a forças-g iguais ao dobro do seu Vigor. Sob forças-g maiores, os objetos começam a desmoronar devido à força exercida pelo seu próprio peso. Um alvo preso num campo gravitacional maior do que o seu Atributo Força precisa jogar sua Parada de Pados em Força; a dificuldade é igual ao número de sucessos do operador + 3. Se falhar, o alvo sofre um Nível de Vitalidade de dano; se ganhar, ele pode arrastar-se mais alguns metros por sucesso para tentar escapar do campo.

Outros grupos, especialmente os Cultistas do Êxtase e os Eutanatos, usam Efeitos semelhantes.

• • • • • Tempestade em Copo d'Água — As esposas da tempestade dos Verbena usam esta mágika para aproveitar a força da lua e o fluxo das marés no intuito de produzir uma tempestade, utilizando uma chaleira de bronze inscrita com runas e um pedaço de corda como focos. Várias bruxas podem trabalhar em conjunto, dançando ao redor de um caldeirão maior. Os Verbena da Inglaterra afirmam que a tempestade que afundou a Armada Espanhola foi criada por eles. Tempestades existentes podem ser convocadas e controladas com Forças 4, mas neste nível o bruxo tece a tempestade a partir da energia da própria lua.
Merlin
Merlin
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 18/06/2015

https://mago-a-ascencao.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Empty Re: Forças

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos