Arete
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Arete
Muitos têm vontade, visão e propósito. Apenas uns poucos Despertos, porém, têm o verdadeiro Arete - a consciência intuitiva do fluxo e refluxo universal, o canal da vontade por onde o mago compreende e dirige a Trama. Uma vez Desperto, o mago enxergará o universo sempre com olhos diferentes. O Arete é a medida dessa compreensão e da vontade mística. É por meio dele que o mago agarra os Padrões da Tellurian e os dobra de acordo com sua vontade e crenças.
Nem todos os magos possuem Arete. Feiticeiros que praticam os caminhos estáticos da bruxaria invocam efeitos simples com esforços rigorosos. Entretanto, apenas com essa Característica o mago pode atingir todo o poder da magia dinâmica. O Avatar se agita e o Arete do mago vincula o entendimento mundano à consciência mística para permitir a alteração do universo.
O despertar pode ser lento ou repentino, mas uma vez que ocorre, faz o mago experimentar lampejos súbitos de intuição - o personagem adquire de um a três pontos de Arete. Desenvolvimentos ulteriores desse estado iluminado somente podem ser alcançados com muito esforço e introspecção. O mago deve se empenhar em compreender a Tellurian, aprofundar-se em sua consciência interior e superar seus defeitos. A experiência é parte do processo de desenvolvimento do Arete, mas a sabedoria efêmera é mais importante. Ao fortalecer sua resolução, descobrir mistérios sublimes e ultrapassar os portões da Procura, o mago refina e incrementa seu Arete até que sua magia irradie como um farol luminoso em direção à Ascensão.
Cada mago tem uma visão pessoal do Arete. Alguns, como a maioria da Ordem de Hermes, tentam quantificá-lo como conhecimento básico de princípios místicos. Mágicos mais sutis o dimensionam como um tipo de harmonia, a tranquilidade plácida do "eu" interior. O Arete pode ser visto como a conexão da alma com o cosmos ou o vínculo com as próprias forças da vida. Na verdade, ele é tudo isso. Ele transcende a categorização ou limitação simples, pois é a iluminação que ultrapassa a mente humana.
O Arete também serve como uma medida do poder místico bruto do mago. Ainda que o entendimento das Esferas seja necessário para causar mudanças diretas, a profundidade que o personagem pode atingir nesse estudo e a amplitude de seu poder mágico depende do Arete. Um mago altamente iluminado pode descobrir estruturas universais mais complexas e reverter a realidade com força maior. Por meio de uma poderosa compreensão de si mesmo, o mago executa grandes alterações.
X Adormecido
• Não instruído
• • Talentoso
• • • Aprendiz
• • • • Disciplinado
• • • • • Imponente
• • • • • • Consciente
• • • • • • • Instruído
• • • • • • • • Sábio
• • • • • • • • • Iluminado
• • • • • • • • • • Transcendental
Efeitos de Arete no Jogo
• O Arete dimensiona a força mágica pura. Quase todos os testes para proezas mágicas usam o Arete do mago como Parada de Dados.
• A verdadeira compreensão permite que o mago supere sua dependência de apetrechos e focos. Um personagem com nível de Arete alto o suficiente - seis ou mais pontos - entende que é sua vontade que move o universo, não sua dependência de uma forma específica de magia. Assim que o nível de Arete de um mago atinge seis pontos, ele não precisará mais de focos para uma de suas Esferas. A cada pontos adicional, ele poderá descartar as exigências de foco de mais duas Esferas. É claro que ele pode optar por continuar usando os focos e fazê-lo pode ser útil. Além disso, o mago precisa perceber que o conhecimento não flui desordenadamente em sua mente.
• A compreensão prática do universo pelo mago nunca pode exceder seu nível abstrato e teórico de iluminação. Logo, nenhum nível de Esfera pode exceder o nível de Arete do personagem.
• A habilidade do mago em executar a mágica advém da Força de Vontade, da crença e da compreensão. Assim, o Arete não pode exceder o nível de Força de Vontade permanente do mago. Caso esse nível caia, os níveis de Esfera e Arete excedentes se tornam inacessíveis. Ele retém sua compreensão mística, mas não pode exceder sua vontade para utilizá-la.
Nem todos os magos possuem Arete. Feiticeiros que praticam os caminhos estáticos da bruxaria invocam efeitos simples com esforços rigorosos. Entretanto, apenas com essa Característica o mago pode atingir todo o poder da magia dinâmica. O Avatar se agita e o Arete do mago vincula o entendimento mundano à consciência mística para permitir a alteração do universo.
O despertar pode ser lento ou repentino, mas uma vez que ocorre, faz o mago experimentar lampejos súbitos de intuição - o personagem adquire de um a três pontos de Arete. Desenvolvimentos ulteriores desse estado iluminado somente podem ser alcançados com muito esforço e introspecção. O mago deve se empenhar em compreender a Tellurian, aprofundar-se em sua consciência interior e superar seus defeitos. A experiência é parte do processo de desenvolvimento do Arete, mas a sabedoria efêmera é mais importante. Ao fortalecer sua resolução, descobrir mistérios sublimes e ultrapassar os portões da Procura, o mago refina e incrementa seu Arete até que sua magia irradie como um farol luminoso em direção à Ascensão.
Cada mago tem uma visão pessoal do Arete. Alguns, como a maioria da Ordem de Hermes, tentam quantificá-lo como conhecimento básico de princípios místicos. Mágicos mais sutis o dimensionam como um tipo de harmonia, a tranquilidade plácida do "eu" interior. O Arete pode ser visto como a conexão da alma com o cosmos ou o vínculo com as próprias forças da vida. Na verdade, ele é tudo isso. Ele transcende a categorização ou limitação simples, pois é a iluminação que ultrapassa a mente humana.
O Arete também serve como uma medida do poder místico bruto do mago. Ainda que o entendimento das Esferas seja necessário para causar mudanças diretas, a profundidade que o personagem pode atingir nesse estudo e a amplitude de seu poder mágico depende do Arete. Um mago altamente iluminado pode descobrir estruturas universais mais complexas e reverter a realidade com força maior. Por meio de uma poderosa compreensão de si mesmo, o mago executa grandes alterações.
X Adormecido
• Não instruído
• • Talentoso
• • • Aprendiz
• • • • Disciplinado
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• • • • • • • Instruído
• • • • • • • • Sábio
• • • • • • • • • Iluminado
• • • • • • • • • • Transcendental
Efeitos de Arete no Jogo
• O Arete dimensiona a força mágica pura. Quase todos os testes para proezas mágicas usam o Arete do mago como Parada de Dados.
• A verdadeira compreensão permite que o mago supere sua dependência de apetrechos e focos. Um personagem com nível de Arete alto o suficiente - seis ou mais pontos - entende que é sua vontade que move o universo, não sua dependência de uma forma específica de magia. Assim que o nível de Arete de um mago atinge seis pontos, ele não precisará mais de focos para uma de suas Esferas. A cada pontos adicional, ele poderá descartar as exigências de foco de mais duas Esferas. É claro que ele pode optar por continuar usando os focos e fazê-lo pode ser útil. Além disso, o mago precisa perceber que o conhecimento não flui desordenadamente em sua mente.
• A compreensão prática do universo pelo mago nunca pode exceder seu nível abstrato e teórico de iluminação. Logo, nenhum nível de Esfera pode exceder o nível de Arete do personagem.
• A habilidade do mago em executar a mágica advém da Força de Vontade, da crença e da compreensão. Assim, o Arete não pode exceder o nível de Força de Vontade permanente do mago. Caso esse nível caia, os níveis de Esfera e Arete excedentes se tornam inacessíveis. Ele retém sua compreensão mística, mas não pode exceder sua vontade para utilizá-la.
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